sexta-feira, 13 de maio de 2011

BETESDA NOVA VIDA

Rev. Israel Ramos.



João 5:1-10. Havia um homem paralítico há 38 anos. Jesus sabendo que ele estava neste estado a tanto tempo perguntou-lhe: QUERES FICAR SÃO? Respondeu o enfermo: Eu não tenho ninguém que me ajude.

Nasce uma nova vida para um aflito e abandonado. O Homem de Betesda estava duplamente enfermo: no físico (paralisia) e na alma (solidão). Jesus foi ao encontro do abandonado e solitário em um lugar onde se cria haver movimentos miraculosos.

Aquele homem estava em um lugar onde poderia haver solução, porém na casa de misericórdia não havia misericórdia para ele. Jesus se importou e desceu ao espaço geográfico das incertezas do ferido de alma. Jesus é o amigo para os sem-amigos. Talvez aquele tivesse problemas com certos relacionamentos; talvez ele fosse de difícil convivência, pois ele afirma: Eu não tenho ninguém que me ajude. A bondade de Jesus alcança até mesmo a estes.

Uma nova vida para um novo tempo. Betesda, a casa de misericórdia, gera um novo tempo com a presença de Jesus. Os movimentos “místicos” – anjos que moviam as águas – não foram suficientes para resolver o problema daquele pobre homem. Jesus não necessitou de artifícios e pontos de apoio, pois Ele é o próprio milagre, a cura, a comunhão e a nova vida. Betesda tinha movimentos temporários. Jesus não. O movimento de Jesus é dinâmico e progressivo. Ele foi ao cerne da questão, tratou das feridas mais profundas daquele homem. Jesus trabalha além de Betesda. Ele não está restrito a um pequeno circulo religioso onde há um arremedo de movimento angelical. Jesus não precisa de artifícios da instituição estabelecida para transformar e gerar nova vida nos enfermos, mancos e ressicados. A religião esquece-se que está cercada de enfermos, inclusive em coma, que necessitam de cura solidária. Um abraço amigo ou um sorriso amável. Quem sabe apenas um – EU ME IMPORTO.

A religião está mais interessada em manter o “status quo”. Certos compromissos solidários não estão incluídos na agenda religiosa. Não há compromisso com a dor, a fraqueza e a solidão humana. A religião permanece encastelada, estéril e fria. Jesus desce ao lugar dos miseráveis solitários e os levanta para uma nova vida. Betesda é só um lugar – Jesus é uma pessoa. A religião se importa apenas com o lugar – tem visão imobiliarista da situação. Jesus importa-se com a pessoa; Ele interessa-se pela necessidade humana. O lugar é só um espaço geográfico, mas o que realmente Ele tem interesse é transformar sua vida em uma nova vida.

Jesus vai até Betesda. A questão não é Betesda. A questão é Jesus. Ele importa-se com a dor alheia. Não é você quem vai, mas, sim, é Jesus quem te encontra. A casa de misericórdia que não agia com misericórdia recebe novo alento com a presença de Jesus.

Esta é a nossa proposta. A BETESDA NOVA VIDA nasce para ser o braço estendido da casa de misericórdia aos abandonados e sem amigos. Mais do que movimentos de águas, Jesus quer fazer discípulos que se multipliquem com eficiência, portanto, nascemos com a missão de “formar líderes eficientes para a glória de Deus”.

Betesda Nova Vida - Uma casa de misericordia para um novo tempo.
Venha participar conosco deste novo tempo da caminhada da fé.
BETESDA NOVA VIDA – Av. Salgado Filho 464 – PROXIMO a PUC – Prado Velho – Curitiba – Pr.

Nenhum comentário: